Interatividade
e Ludicidade
Ludemberg Pereira Dantas
Com
a abreviação TIC: tecnologias de informação e de comunicação, é levado em
consideração o processo pedagógico no seu desenvolvimento com a interação entre
os meios de comunicação na perspectiva de oferecer sempre a informação.
Mesmo na modernidade, se percebe que ainda é
adotado o modelo de educação tradicional, onde o professor deposita conteúdos
ao aluno, a exemplo da “educação bancária”, discutida por Paulo Freire, onde o
aluno acaba esquecendo rapidamente tudo que foi aprendido, uma vez que passou a
decorar os conhecimentos e não captar as informações, como deveria para haver
real aprendizagem.
Programas
do governo Federal em nome do secretário Cézar Alvarez, do Ministério das
Comunicações, para “ampliação dos tele centros e a qualificação das lan houses”
possibilita ao aluno a se envolver, mas com o aprendizado, uma vez que é
disponibilizada a internet, o computador, o vídeo, existindo assim chamas a
novos meios de interação e conhecimento.
Com
programas educativos, a exemplo do citado acima, percebemos a importância do
uso das TIC para a formação do estudante, uma vez que o professor não mais se
torna o “único” responsável por total transmissão de conteúdos e sim, fundamental
importância na continuidade da busca pela educação. Usando da interatividade, aluno
e professor estarão ao mesmo tempo abrindo portas para novas perspectivas.
É
importante que as novas tecnologias sejam usadas na intenção de mostrar
mudanças significativas de ordem na educação, e não deixar que o aluno continue
como receptor, que obedece a velhas práticas educativas, e sim favorecer
recursos que possibilitem usa comunicação da aula, com visões de futuro, na
forma de ser, pensar e agir.
Na
sala de aula, a interatividade se dar com a oportunidade do aluno ter novas
relações, onde todos apresentam suas vivências na busca de construir novos
conhecimentos em grupo, sem deixar de considerar que o professor terá
fundamental importância nesse processo.
Tanto
a ampliação dos tele centros e a qualificação das lan houses, o Brasil é um país
que muito se vive em busca de melhoria na educação. Como exemplo, temos também
o ensino EAD, onde faculdades oferecem equipamentos com aulas ministradas por
vídeo conferência na intenção de diminuir a exclusão social e digital do país. Ações
assim, são de fundamental importância para que o aluno fique “sempre plugado”
no meio educacional.
Além
de poder se envolver na interação com o outro, como apresenta Cipriano Luckesi,
o aluno tem a necessidade de vivenciar a ludicidade, abordada em sociedade, no
seu desenvolvimento, no processo de ensino-aprendizagem.
Entendida
como uma atividade lúdica uma atividade divertida, é notável que o rendimento
dessa ação nos processos educacionais é bastante favorável para o rendimento
sadio de aprendizagem e comportamento do aluno, onde o mesmo passará a ter mais
vivacidades e rendimento na sua vida como estudante e ser racional, uma vez que
se comportará mais flexível, alegre e saudável.
Luckesi
defende Ludicidade também “como uma
experiência interna de consciência, um estado de espírito, um fenômeno interno
do sujeito, que possui manifestações no interior”. Nessa perspectiva, a
ludicidade é frequente do próprio homem, quando há um encontro de “si em si”,
ou seja, uma abertura a novos caminhos, seguidos pelo reconhecimento do seu eu
individual, de sua alma, quando passa a agir ludicamente, na sua paz interior.
Levando
em consideração também que a ludicidade está presente na dimensão coletiva,
quando o eu em harmonia com o outro passa para “nós” e assim, um novo convívio
de ética e moral são lançados diante a sociedade.
É
importante considerar que a ludicidade dependerá do momento em que o individuo
se encontra, uma vez que o seu estado de espirito, o seu comportamento
dependerá de sua história pessoal de vida, do seu meio social, ou seja, a
ludicidade como um estado de consciência.
Com
relação a história apresentada nos quadrinhos “Charges de Gerações”, percebemos
que o professor ministra sua aula com o método considerado “atrasado”, copiando
a mão o conteúdo preenchendo todo o quadro, e os alunos usam aparelhos tecnológicos,
como celulares, máquinas digitais para fotografarem tudo que o professor
escreveu, onde todos permanecem em desordens, sem ter rendimento e entendimento
do assunto. Esse método de comportamento não é viável em meados do século XXI,
momento de transformação e mudanças nos aspectos socioculturais e educacionais.
Em
consideração a ludicidade é notável sua presença nos diversos momentos de um
grupo, principalmente quando percebermos a liberdade de expressão, a aceitação de
opiniões, a valorização do outro.
As
atividades lúdicas, como também o momento de interatividade, são momentos de
criação da identidade, construída desde o brincar da criança, que segundo
Piaget, o desenvolvimento acontece em fases de comportamentos da criança até a
sua formação adulta, e Luckesi afirma que “o brincar é toda atividade lúdica”,
com isso, percebemos que todo o processo de rendimento na educação é fruto de
uma vivência familiar, social e cultural.
Portanto,
percebemos a importância que o professor, o aluno, a educação, têm para a formação
de uma sociedade mais participativa das questões sociais, a fim de poder
oferecer alternativas capazes de transformar a imagem e a realidade de um povo,
que sofre, sonha e acredita em um presente e um futuro próspero e saudável.
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