Paratopias na identidade nacional: João de Santo Cristo
Ana Lúcia
[1]
Dagiza Nazaré
Edson De
Paula
Luciana Oliveira
Ludemberg Dantas
Paulo Eduardo
Taize Mergulhão
Robério
Pereira Barreto [2]
Resumo: Este artigo pretende apresentar, em linhas
gerais o pensamento e a desconstrução de identidade na musica Faroeste Caboclo,
de Renato Russo. A partir do estudo do personagem João de Santo Cristo, sua
identidade, nacionalidade e brasilidade. Pautando-nos, sobretudo no ideal de
brasilidade e na compreensão desse processo ideológico do músico e seu
discurso, focalizando os conceitos teóricos da paratopia e dos discursos
constituintes, usando a metodologia da Análise do Discurso na música.
Palavras-chave: João de Santo Cristo; Faroeste Caboclo, Análise
do Discurso, Renato Russo.
1.
Introdução
A partir dos postulados de Dominique Maingueneau, faremos um breve
apanhado sobre paratopia e discurso constituinte. Em outras palavras, o
discurso constituinte, em seu estatuto, determina que ele só pode autorizar a
si e por si mesmo, ou seja, não podem haver outros discursos a cima de si. Fazemos
ainda uma relação das práticas discursivas em uma sociedade, que dão sentido
aos atos de seus membros. O discurso constituinte possui um estatuto singular:
zonas de fala e falas que tem pretensão de pairar sobre as demais. MAINGUENEAU
(2010).
Os discursos constituintes têm também em si duas dimensões que são indissociáveis:
a constituição com ação de estabelecer a legitimidade construindo o
interdiscurso, e os modos de organização e de coesão discursiva e agenciamento
de elementos que formam o texto. Quanto ao conceito de paratopia, Dominique
Maingueneau afirma que é “a relação paradoxal de inclusão / exclusão em um
espaço social que implica o estatuto de locutor de um texto que decorre dos
discursos constituintes.” [3]
A paratopia manifesta-se em dois níveis complementares. O autor traz
nestas manifestações o discurso religioso e o nível de cada produtor de texto
pertencente a um discurso constituinte. Mas, por estarmos tratando da análise
do discurso em música, vamos parafraseá-lo no que seria um discurso
constituinte do gênero musical.
A paratopia na identidade de João de Santo Cristo, personagem central da
musica analisada, expressa o pertencimento e não pertencimento, a impossível
inclusão em uma topia, a paratopia assume, em J.S.C.[4]
o alguém que se encontra em um lugar que não é seu, o de alguém que esta sempre
se deslocando de um lugar para outro sem se fixar, de alguém que não encontra
lugar, alguém sem identidade: “Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda (...)
/ Sentia mesmo que era mesmo diferente / Sentia que aquilo ali não era o seu
lugar”.[5]
Maingueneau afirma que a música traz suas sombras, o que seria um dilema
com relação à legitimidade e o que estaria ancorado no absoluto. Os seus
discursos constituintes constroem identidades fortes, ancoradas nos poderes de
enunciação. A constituição é criada para que em sua forma haja apreensão, do
ponto de vista da análise do discurso.
2.
O Brasil
na década de 1980: Rock e Política
A década de 1980, no Brasil, foi marcada pelo declínio da ditadura
militar e a explosão do rock brasileiro – influenciado pelo movimento punk. Só
se falava na tal liberdade política, acompanhada da afirmação de que a mesma se
estabeleceria.
Ataques contra os comunistas ganhavam força, e a música denúncia tais
investidas: “Não boto bomba em banca de jornal / nem em colégio de criança isso
eu não faço não / e nem protejo general de dez estrelas / que fica atrás da
mesa com o cu na mão” [6].
Tais versos
fazem relação a ataques dirigidos a
bancas de jornal que vendiam publicações de esquerda, como o realizado em 31 de
abril de 1981, no Rio de Janeiro, onde duas bombas foram detonadas, visando
responsabilizar os comunistas por tal atentado.
A censura existia, mas já não era tão forte. O
regime militar perdia força e as primeiras bandas formadas a partir das
influências do movimento punk apareciam. Tais bandas surgiram também como uma
alternativa aos grandes nomes da MPB (como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria
Bethânia, etc.), unidas ao rock por seu caráter revolucionário.
O movimento punk chega a São Paulo em 1987.
Mas, inicialmente, não se caracterizava como movimento, uma vez que, o que
realmente havia eram grupos de adolescentes que imitavam toda a indumentária e
atitudes dos punks ingleses deixando a música num segundo plano. Logo em
seguida, o movimento chega a Brasília.
Como a música era um instrumento acessível a
todos, o movimento punk vem criar o punk rock com um intuito de romper padrões.
Nada de músicas bem elaboradas, o que eles queriam mesmo era um instrumental
rápido, cru, agressivo, que até mesmo três acordes bastavam. Bandas como Sex Pistols serviram de influência para
as primeiras bandas do estilo em terras tupiniquins. “O rock é
muito mais do que um tipo de música: Ele tornou-se uma maneira de ser, uma
ótica da realidade, uma forma de Competência.” [7]
A Legião Urbana incorporou tais influências em
sua música, mas sua origem era diferente. Era Formada por jovens da classe
média, mas com os mesmos ideais do movimento punk, assim como outras bandas que
surgiram em Brasília, ao contrário do que aconteceu em São Paulo e no Rio de
Janeiro. Além disso, realizavam um dos ideais mais importantes do movimento o –
do yourself (faça você mesmo), ao
utilizar de selos independentes para a gravação dos seus discos.
Os primeiros anos sem o comando militar ainda eram marcados pela sombra
que o governo de José Sarney representava, um caos econômico no país e uma
falta de perspectivas reais. O rock brasileiro ainda sofria questionamento
quanto a sua legitimidade cultural, acusada de ser apenas uma importação
anglo-saxônica, sem originalidade.
A Legião Urbana na estréia de respostas a todos esses críticos, fez
muito mais do que se esperava, em sua letra musical abraçada por toda camada social
do país. Cantou e tocou Faroeste Caboclo, um repente com enredo comum ao
cordel, com pouco mais de nove minutos de duração: A saga de vida e morte de um
nordestino chamado J.S.C.
Nas letras das músicas de Renato, estavam sempre expressadas a situação
social e política do País. A saga épica de J.S.C., em Faroeste Caboclo retrata
um país de muitas ilusões, aonde sonho e realidade nunca irão se encontrar.
3.
J.S.C. na
perspectiva da Análise do Discurso
A análise do discurso
relaciona as questões político-sociais na modernidade, possibilitando ao homem
interagir como sujeito participativo de todo um processo de transformação na
sociedade.
J.S.C. é apresentado como um
sujeito que se permite ir de encontro a uma realidade, passando a ter respostas
e conceitos do que verdadeiramente significa fazer parte de uma realidade entre
homem e Estado.
João é a representação do
emigrante que sai do interior para a cidade grande, em busca de melhores
condições de sobrevivência, tornando-se oprimido e marginalizado, em qualquer parte
do país. Vai ser ao mesmo tempo “vítima” da história e sofrer sua própria
via-crúcis, por ser negro, pobre e nascido no campo, no interior da Bahia,
conforme veremos adiante, bem como ser um grande homem porque teve um ideário
nobre que foi o de querer pedir ao presidente que ajudasse seu povo sofredor.
“Ele queria era falar pro Presidente / Pra ajudar toda essa gente que só faz...
/ Sofrer...” [8]
O destino de João é traçado,
quando de encontro com um boiadeiro em Salvador, toma partida em direção à cidade
de Brasília, lugar de grande representação política, “detentora do poder”. A
capital do país será onde João acabará vivendo a maior complicação de sua
existência; será lá onde criará seu plano santo e será simbolicamente
crucificado, por se firmar na intenção de lutar a favor da melhoria da
qualidade de vida dos pobres e oprimidos.
Mesmo com uma marca de homem
valente, ele é caracterizado também como um sujeito sensível mostrando-se no
interesse de formar família, arrependido dos seus pecados, com vontade de ter
um filho com Maria Lúcia e de estar em seu trabalho humilde.
João se descobre com um
destino, do qual acabará tendo de “sofrer as consequências como um cão”. A
traição de sua amada, o duelo que terá com Jeremias, visto como representativo
do mal. Embora fosse do “bem”, João acaba morrendo e o conflito só acaba quando
ele mata também seu assassino, Jeremias, por meio da interseção de Maria Lúcia,
a quem acaba perdoando no final.
Um J.S.C. ao mesmo tempo
herói e santo. Um
sujeito marginalizado e oprimido pela sociedade por ser negro e por acabar
tornando-se contrabandista de drogas. Um verdadeiro anti-herói que, embora
fugindo da lei, era ético, queria o bem comum da sociedade, que acabou sendo
traído por uma pessoa estimada, fato que corroborou para o seu final, conforme
veremos adiante.
Entregando sua vida em busca
de uma utopia, bastante otimista em ver as coisas do jeito que gostaria que elas
fossem João apresenta uma riqueza literária e uma profundidade crítica, quando
mostra a representação de um sujeito capaz de despertar seus interesses e lutar
em favor de uma melhoria, podendo ele não responder as expectativas.
4.
O
movimento de João de Santo Cristo no mundo do discurso
A interação entre o sujeito e a sociedade passa intrinsecamente pelos discursos
constituintes ou paratópicos legitimados.
Através da análise do discurso da música Faroeste Caboclo, vivenciada
pelo personagem J.S.C., percebe-se uma série de paradoxos entre o sujeito e a
sociedade que o circunda, colocando em xeque os valores instituídos e a
construção de uma identidade pautada numa vivência do cotidiano permeada por
outros valores que não os idealizados pelo senso comum. As relações de poder
vivenciadas pelo personagem se fazem presentes desde a mais tenra idade até o
seu desfecho como suposto mártir de um Brasil tão carente de heróis.
A sociedade enquanto instância de valores corrobora um ideal a ser
seguido. João, nome tão comum que chega a ser anônimo, e por isso mesmo
arquétipo, simboliza uma figura caricata do ideário brasileiro entre o que
deveria ser e o que realmente é. Os inúmeros Joãos ao longo da letra fazem
analogia a uma sociedade que, a todo o momento, pode mudar a identidade do
sujeito devido a suas experiências com o cotidiano principalmente no lado afetivo:
“Foi quando conheceu uma menina / E de todos os seus pecados ele se arrependeu
/ Maria Lúcia era uma menina linda / E o coração dele pra ela o Santo Cristo
prometeu.” [9]
A noção de
sujeito sociológico reflete a crescente complexidade do mundo moderno e
consciência de que este mundo interior do sujeito não era autônomo e
auto-suficiente, mas era formado na relação com ‘outras pessoas importantes
para ele’, que mediavam para o sujeito os valores, sentidos e símbolos – a
cultura - dos mundos que ele /ela habitavam. [10]
Partindo desse pressuposto,
faz-se necessário a análise das ideias de Maingueneau (2010) com relação aos
discursos políticos referente à paratopia que implica controvérsias ante a
necessidade de legitimação pautada em outras instancias, sejam elas religiosas,
filosóficas ou literárias. O estado enquanto mediador dos aparelhos ideológicos
segundo Althusser impõe seu modo de sujeitamento:
Sob essa
ótica, o sujeito não só age sob uma determinação de ordem ideológica como
também – e principalmente – se constitui através da ideologia, enquanto
estrutura-funcionamento que impõe, sem parecer fazê-lo, as evidências como
evidências, de forma que ao sujeito resta apenas reconhecê-las como tal,
desconhecendo o processo que as torna evidentes. [11]
Entretanto, a figura de J.S.C.
digladia com meandros mais complexos na sociedade, dialogando com os mecanismos
de poder estatais que ilham o ainda menino J.S.C., relegando-o a uma conduta
contrária ao que é legalmente preestabelecido, tendo em visto que J.S.C. desde
cedo percebe, através dos instrumentos de coação e punição do estado e da
formação sócio-cultural em que está inserido, quão limitado movimento a que sua
trajetória de vida está determinada.
Quando
criança só pensava em ser bandido/Ainda mais quando com um tiro de soldado o
pai morreu (...) / Aos quinze, foi mandado pro o reformatório / Onde aumentou seu
ódio diante de tanto terror (...) / Não entendia como a vida funcionava / Discriminação
por causa da sua classe e sua cor.[12]
João de Santo Cristo, Cristo
por si mesmo, trilha e contempla a via crucis de sua vida, condenado às mortes
das manifestações de seus eus neste labirinto que é constituir-se como indivíduo, pluralidade presente ao
longo da letra, devido às diferentes vivencias do personagem na sua trajetória,
culminando no seu ocaso. “Entremeado de vieses paratópicos o discurso político
engendra sua própria autolegitimação” [13],
porém o tropismo em relação aos discursos constituintes permite uma aproximação
daquele aestes, tramando a tentativa de substituí-los, fato gerador dos
extremismos que a história nosnarra. Podemos considerar que este lapso
existente na autolegitimação do discurso político, imanente a sociedade,
reflete na
construção do sujeito, observando-se o campo
microcósmico do qual faz parte, fator relevante para parcial quebra do ethos
produzida pela figura de J.S.C., como percolada sua individualidade do naco
sólido da sociedade.
O personagem, tanto
subversor da ordem vigente como paladino imbuído da missão de defender os
valores morais, carrega em si o reflexo da indeterminação dos discursos agindo,
portanto, ora como mímico do ethos,
ora como desconstrutor:
Não boto bomba
em banca de jornal/Nem em colégio de criança isso eu não faço não / E não
protejo general de dez estrelas / Que fica atrás da mesa com o cu na mão (...)
/ Agora o Santo Cristo era bandido / Destemido e temido no Distrito Federal / Não
tinha nenhum medo de polícia / Capitão ou traficante, playboy ou general. [14]
Perante a metamorfose deste personagem trágico para a edificação de sua
identidade, de acordo com Ciampa, “uma totalidade contraditória, múltipla e
mutável, no entanto una” [15]
Santo Cristo, mesmo diante da desigualdade oportunizada pelos aparelhos
ideológicos do estado, consegue transcender, referenciando a milhões de outros
Joãos a transposição dos limites de seu lócus
social, assim como fez Jesus Cristo ao desafiar o poder instituído através
do seu “estar no mundo”.
Para tanto, após morrer pela terceira e última vez, Santo Cristo, a
guisa de muitos heróis e mártires, atravessa a história do mundo com sua
própria história, onde o povo o declara santo, “E o povo declarava que João de
Santo Cristo/Era santo porque sabia morrer” [16], onde o mesmo, com sua insignificância
perante o conjunto meteórico e metafísico das leis, dos costumes e dos poderes,
consegue re-significar a sua existência e repercutir a sua imagem como
indivíduo, modificando os conceitos a que está subjugado, como cantara Maiakovski:
“O mar da história/ é agitado./As ameaças/ e as guerras/ havemos de atravessá-las,/
rompê-las ao meio,/ cortando-as/ como uma quilha corta/ as ondas.”[17]
5. Da análise do nome próprio João de Santo Cristo
Da composição
até seu lançamento, a música Faroeste Caboclo percorreu um período marcado por
grande carga sócio-política. Escrita em 1979 e somente lançada em 1987, período
este em que o país era governado por um regime militar – desde o golpe de
estado em 1964 até 1985, amúsica contém grande carga crítica à situação em que
se encontrava a população
brasileira: totalmente desamparada pelo governo nacional.
Renato Russo escolheu, para o
personagem principal da música supracitada, o nome de J.S.C., nome este
controverso em si. Da análise do prenome (João),observa-se sua larga utilização
pelo povo brasileiro, sendo corriqueiro vislumbrar esta denominação para nomear
os indivíduos. Partindo desse pressuposto, podemos inferir que o
cantor/compositor escolhera esta nomenclatura como forma de generalizar, de
simbolizar todo o povo oprimido num único ser.
Quanto ao sobrenome do
personagem, temos um adjetivo (Santo) seguido de um nome próprio (Cristo) e
ligado ao primeiro nome pela preposição de. A denominação “santo” é comumente
utilizada pela igreja para dar título a alguém por sua benfeitoria. O nome
Cristo faz referência ao próprio Jesus Cristo citado na bíblia, assim como o
nome de alguns personagens; faz referência também ao processo pelo qual passou
o J.S.C. desde seu nascimento até a sua morte.
O sobrenome colocado no João
surge como um meio de torná-lo santo, de abençoar o seu futuro. Inicialmente,
de santo, o J.S.C. só tinha o sobrenome. No seu desenvolvimento como pessoa,
ele oscila entre o bem e o mal existentes em si, instigados a partir do meio
social em que ele está inserido e das relações formadas nesse meio. O sobrenome
só serviu mesmo para traçar-lhe um destino semelhante ao Cristo – que lhe
empresta o sobrenome, e para dar-lhe a “salvação”, já que o mesmo foi tido como
santo.
6.
O não lugar
da Utopia
Utilizando-nos do verso que trata da ida de J.S.C. a Brasília, fazemos
uma rápida viagem na história do Brasil e suas capitais: “Estou indo pra Brasília / ‘Neste país lugar melhor não há’ / E
num ônibus entrou no Planalto Central / Ele ficou bestificado com a cidade /
Saindo da rodoviária, viu as luzes de Natal / ‘Meu Deus, mas que cidade
linda’...” [18]
Logo após o descobrimento a capital do país é fundada em São Salvador,
capital do atual estado da Bahia, cercada por fortes e construída na parte alta
da cidade para evitar possíveis ataques estrangeiros.
Com o passar dos anos e a chegada da Família Real, a capital é deslocada
para o Rio de Janeiro. Depois são estabelecidas as formas de governo no nosso
país que passa a ser dirigido por presidente, ministros, ente outros. E com
Juscelino Kubitschek na presidência surge a idealização de uma nova capital,
que é erguida, no que diríamos aqui, interior do país, localizado no Planalto
Central. Uma cidade Projetada por Oscar Niemeyer, “intacta” desde a época da
sua inauguração – em 1960, até os dias de hoje, onde só os seus arredores – as
cidades satélites, e periferias é que aumentam a cada dia.
A partir da inauguração da capital Brasília – “a cidade linda”, a
população brasileira - com um destaque aos nordestinos, uma vez que o próprio
Renato afirma que o seu personagem vem do interior da Bahia com destino à
Brasília acreditando, mais uma vez no sonho utópico de resolução dos seus
problemas; que no êxodo, na fuga daquela vida severina, vai conseguir livrar-se
dos problemas comuns ao lugar de onde veio: seca, fome, pobreza, entre outros.
Com essa utopia compravam (e compram) passagens de ônibus e adentram no
Planalto Central e como “João” ficam bestificados com a cidade ao veremtoda aquela
beleza; e sonham com o novo emprego e com a cidade linda e suas maravilhas e a
mudança de vida.
Renato Russo traz a revelação de como é o ritmo de vida nesta “cidade
linda”: “E o Santo Cristo até a morte trabalhava /Mas o dinheiro não dava pra
ele se alimentar /E ouvia às sete horas o noticiário / Que sempre dizia que o
seu ministro ia ajudar” [19]
Os ganhos com o trabalho terceirizado, mas honesto, não supria o alto
custo de viver na capital do
país. Então ao conhecer seu primo Pablo e receber propostas de dinheiro fácil,
o J.S.C. resolveu aceitar produzir e traficar drogas como o mesmo. O referido
noticiário trata-se do “Hora do Brasil”, constituído por notícias do governo
que até hoje continua no ar e com o mesmo objetivo, informar a população dos
projetos e ações governamentais. Ao ouvir a Hora do Brasil todos alimentavam
esperanças do tipo “a situação vai mudar”. João, como muitos, “não queria mais
conversa” [20].
As promessas políticas já não faziam tanta diferença.
Com o aumento da população, nos arredores de Brasília, surgem as
dificuldades, e com elas movimentos sindicalistas para aqueles que acreditavam
que havia soluções para sanar os problemas do povo. Mas houve também a
criminalidade onde o nosso personagem enveredou-se.A utopia volta a prevalecer.
O sonho às vezes custa muito caro para a população às margens da sociedade.
Quando foram a estas grandes cidades utópicas em busca de mudança de
vida e viram os seus planos serem engolidos por traficantes, “boyzinhos”, “playboys”, ou generais com o intuito de
ascender na pirâmide social, sendo estes personagens engendrantes da
perpetuação da desigualdade social.
Na dança da vida o nosso personagem é engolido pelas luzes de Brasília,
a cidade que nasceu para diferenciar-se e destacar-se. Mas que, para muitos
trata-se apenas, no seu sentido figurativo, da supervalorização de sua própria
desgraça.
Aqui relatamos o termo que usamos para Brasília, “a cidade intacta”, que
da época da crítica social de Renato Russo e o grupo Legião Urbana, e que é o
lugar onde está constituído o nosso sistema de governo “do povo para o povo”, mas
que o povo não consegue “falar com o presidente para pedir que toda essa gente”
[21]
possa ter o direito de receber auxilio as suas carências e de viver dignamente.
De acordo com Patrick Charaudeau, nas instâncias de transmissão, a
música em estudo traria as informações temáticas acerca das denúncias sociais
presentes. Mas, a canção poderia aqui ser levada ao pé da letra? O grupo Legião
Urbana canta, mas o que é cantado expressa necessariamente o pensamento da
referida banda? Haveria um ponto de vista ingênuo?“As informações contidas tem
seus objetivos e a comunicação social também. Entre eles, a ética e o respeito
a modelos mesmo não estando explícitos” [22]
A construção do sentido, as palavras usadas em situações recorrentes e
seus valores fazem o efeito da verdade que não deve ser confundido com o valor
de verdade presente nos dois casos a necessidade de relação humana com o mundo.
“Crer ser verdade. É questão de verdade, mas também é uma questão de crença” [23].
A banda, no discurso da música Faroeste Caboclo tem, diante de si:
O crédito que se pode dar uma informação depende tanto da posição social
do informador, do papel que ele desempenha na situação de troca, de sua
representatividade para com o público de que é porta-voz, quanto do grau de
engajamento que manifesta com relação à informação transmitida [24]
A instância-público entra em cena, o grupo tem origem brasiliense,
conhecem e constroem, ao longo dos versos, representações, ações e lhe atribuem
valores. O que torna possivelmente verdadeiro o discurso. É pertinente a validade
dos problemas apresentados.
7.
O espaço
como construção de identidade
Em Faroeste Caboclo, o encontro com o boiadeiro representa um novo
direcionamento na trajetória do personagem.
J.S.C.,
assim como milhares de sertanejos que vão à cidade grande em busca de melhores
oportunidades, vê em Brasília uma possibilidade de uma nova vida.
(...) E comprou uma passagem foi direto a Salvador /E
lá chegando foi tomar um cafezinho /E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
/ E o boiadeiro tinha uma passagem /Ia perder a viagem, mas João foi lhe
salvar: / Dizia ele - Estou indo pra Brasília /Nesse país lugar melhor não há /
To precisando visitar a minha filha / Eu fico aqui e você vai no meu lugar / E
João aceitou sua proposta /E num ônibus entrou no Planalto Central / ‘Meu Deus,
mas que cidade linda, no ano novo eu começo a trabalhar’.[25]
A cada ambiente, sobrepõe- se uma nova experiência na vida de J.S.C. O movimento constante no decorrer da sua história remete
a um processo de construção de identidade no qual cada sujeito desenvolve suas
potencialidades em decorrência do contexto em que está inserido.
Stuart
Hall pensa o sujeito contemporâneo, como ser sociológico, que entende a
identidade como algo formado na sua interação entre o Eu
e a sociedade. Segundo o autor, existe em cada individuo uma essência, que vai se
constituindo na interação com o exterior. Assim para Hall: “A identidade torna-se uma “celebração móvel”:
formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos
representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. ” [26]
Se a realidade se estabelece no processo de interação do homem no mundo,
a identidade do sujeito não se constitui somente a nível empírico, mas tambémpela forma como nós nos enxergamos associada à forma como os outros nos
vêem.
É perceptível na trajetória de J.S.C. aspectos de alteridade na qual a
construção de sua identidade esta diretamente ligada à influência da classe social,
tendo em vista que, o personagem em determinado momento assume uma postura
instável e passa a ser influenciado a constituir-se como parte igualitária do meio: “Mas de
repente sob uma má influência dos boyzinhos da cidade começou a roubar...”.[27]
Nesse sentido, Manuel Castells define identidade como “identidade de
projeto”: “Quando os atores sociais, utilizando-se de qualquer tipo de material
cultural disposto ao seu alcance, procuram construir uma nova identidade capaz
de redefinir a sua posição na sociedade e, ao fazê-lo, buscam a transformação
de toda a estrutura social.” [28]
8.
O Plano
Em Faroeste Caboclo, percebemos desde os primeiros
versos da canção, o sentimento de deslocamento vivenciado pelo personagem no
espaço social no qual está inserido, a busca por um lugar em que ele se sinta
aceito e compreendido. A trajetória de João de Santo Cristo é um
confronto constante entre o que ele tenta ser e acaba sendo, entre fatores
individuais e sociais.
Na música nota-se que nesse desejo de transformação, de renovação, de
vida nova, a imagem de João em decorrência do contexto, oscila entre o vilão e
o mocinho. A entrada de Maria Lúcia na vida de Santo Cristo é um desses
momentos em que a vontade de redimir-se aflora no personagem: “Foi quando
conheceu uma menina/ E de todos os seus pecados ele se arrependeu/Maria Lúcia
era uma menina linda/E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu” [29]
A presença de Maria Lúcia na realidade de Santo Cristo implicará em
várias decisões tomadas por ele, demonstrando, assim o quanto o contato com o
outro, as relações intersubjetivas influem na visão e perspectiva do sujeito. A
morte dela é um dos paradoxos na música, uma vez que, o enunciado em que é
descrito confere certa ambigüidade ao fato.
Ao se apaixonar por Maria Lúcia, Santo Cristo novamente se põe em um
estado de metamorfose, com vislumbres de um futuro, “Ele dizia que queria se
casar” [30]
e, para isso volta a ser um trabalhador comum, “E carpinteiro ele voltou a ser”
[31],
impelido pelo desejo de constituir família e a promessa de amor, “Maria Lúcia
pra sempre vou te amar/E um filho com você eu quero ter” [32].
Porém, João, assim como existem vários outros no coletivo brasileiro na vida
real,excluído e restrito a certo grau de mobilidade social, mais uma vez
depara-se com a dificuldade de concretizar seus sonhos, de trabalhar e ser
honesto. J.S.C. é coagido por aqueles que na esfera do poder, estão acima dele,
a voltar para as atividades no crime. Essa condição a qual Santo Cristo está
envolto nos traz a noção de assujeitamento desenvolvida por Michael Pêcheux:
Um processo de produção discursiva é concebido como uma máquina autodeterminada
e fechada por si mesma, de tal modo que um sujeito-estrutura determina os
sujeitos como produtores de seus discursos: os sujeitos acreditam que
“utilizam” seus discursos quando na verdade são seus “servos” assujeitados,
seus “suportes”.[33]
Para
Pêcheux, a noção de sujeito está orientada pelo lugar de onde seu discurso tem
origem, e esse discurso é concebido inconscientemente por valores, ideologias
que determinam o sentido desse discurso. Desse modo o sujeito tem seu discurso
e consequentemente suas ações, até certo ponto, limitado e condicionado pela
formação ideológica que subjaz o seu pretenso ponto de vista.
Em
Faroeste Caboclo, Santo Cristo é um jovem que mesmo com seus valores, “Não boto
bomba em banca de jornal...” [34],
ao ser pressionado pelas circunstâncias, é levado a acreditar que só se armando
novamente poderá se salvar, uma vez que inconscientemente internaliza o
resultado de sua recusa “Essas palavras vão entrar no coração / Eu vou sofrer
as consequências como um cão” [35].
Pois, vivendo no meio em que impera, mesmo na clandestinidade, há disputa pelo
poder e regras a ser cumpridas, de modo que ele sabe as poucas chances ou
nenhuma alternativa que tem de sair da situação conflituosa, a qual se
encontra.
Sem
pretensão de aprofundar na teoria de Althusser, podemos dizer que Renato Russo,
quando compôs a letra de Faroeste Caboclo, ainda que sem intenção, mostrou um
personagem que desde o início de sua vida é conduzido a uma determinada
formação social pela(s) ideologia(s) que estruturam a sociedade que em que
vive.
Podemos
perceber em Santo Cristo desde o começo de sua trajetória um sentimento de
exclusão, de desencontro “Sentia mesmo que era diferente/Sentia que aquilo ali
não era o seu lugar” [36], o que o leva pouco a pouco a ocupar um lugar à
margem na estrutura social. Então ele na sua revolta, no seu não entendimento
do que ocorre “De escolha própria,
escolheu a solidão” [37].
9.
Considerações
João de Santo Cristo era herói e anti-herói, bem e mal, mocinho e
bandido, tudo isso em um único ser. A via-crúcis que foi a sua vida é
semelhante à de muitos brasileiros que migraram e ainda migram para outras
regiões em busca de melhores condições de vida. J.S.C. é, de certa forma, um
retrato de todo o povo brasileiro.
O personagem foi posto em análisee suas varias facetas, diferentes entre
si, mas que se relacionam, constituindo o sujeito que ele tornou-se, foram
expostas durante tal processo. Em nenhum momento buscávamos a criação de um
estereótipo ou de um herói nacional, mas a partir da análise do discurso
musical do cantor e compositor Renato Russo na música Faroeste Caboclo,
discorrer sobre as paratopias na identidade do tal João de Santo Cristo.
Entretanto,
partindo do conceito de assujeitamento proposto em Aparelhos ideológicos de Estado, em que o indivíduo pensa estar
agindo com total liberdade, quando na verdade age sob uma determinação de ordem
ideológica, a escolha de solidão de Santo Cristo não foi própria, foi
indiretamente imposta pelas circunstâncias sociais e econômicas, e de alguma
forma, pelas instituições que gerem a sociedade (escola, igreja, outros). Santo
Cristo é o retrato de uma multidão que, sem muitas opções, restam à ilusão de
um plano santo. Porém, que não salva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos
ideológicos de estado. Rio de Janeiro, Graal, 1987.
2.
CASTELLS,
Manuel. A sociedade em rede. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
3.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Contexto, 2006.
4.
CIAMPA, A. C. Identidade. In: S. T. M., Lane & W. Codo. Psicologia social: O homem em
movimento (pp. 58-75). São Paulo: Brasiliense, 1981.
5.
HALL, Stuart. A
identidade cultural na pós-modernidade.Trad. (Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira
Lopes Louro) 3. Ed. Rio de Janeiro. DP&A, 1999.
6.
MAIÁKOVSKI, Vladimir. Vida e poesia. São Paulo.Martin Claret, 2006
7. MAINGUENEAU,
Dominique. Doze Conceitos em Análise do
Discurso. São
Paulo. Parábola Editorial, 2010.
8. PECHEUX, M. A Análise do Discurso: Três Épocas.
(Trad. De J. de A. Romualdo). In: GADET, F. & HAK, T. (orgs.) Por uma
análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux.
Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
9. Links consultados com acesso em setembro de 2011:
- Vagalume Letra e Música:
-Mestrando Fabrício Cordeiro
Dantas1 (MLI/UEPB):
- Cláudia Aparecida de Oliveira Leite1:
- O Movimento
de João de Santo Cristo no Mundo:
- O Movimento
Punk no Brasil:
-Identidade cultural e autonomia:
- Renata
Rocha Fernandes Gonçalves:
[1]
Discentes do Curso de
Letras, turma 2009.2, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de
Ciências Humanas e Tecnológicas - Campus XVI – Irecê – BA.
aluciasatur@hotmail.com, dmnazare@gmail.com, bigofsa@hotmail.com,
luciana.letras2009@hotmail.com, ludembergpereira@hotmail.com, pauloe.sousa@hotmail.com,
taisemergulhao1@hotmail.com
[2]
Doutorado do Programa de
Pós-Graduação em Educação, da PPGE da Faculdade de Educação – FACED/UNEB, Linha
2 Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica. Mestre em Educação docente,
Currículo e Tecnologias intelectuais, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
– Campus I – Salvador – Ba. Professor do curso de Letras e Pedagogia da UNEB –
Campus XVI – Irecê – Coordenador do Núcleo de Linguagem e Tecnologias do
Ciberespaço do Campus XVI – Irecê. jpgbarreto@gmail.com
[3]
MAINGUENEAU, 1993, p 23.
[5]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[7]
CHAROM, 1982, p18.
[12]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[13]
MAINGUENEAU, 2010, p. 162.
[14]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[22]
CHARAUDEAU, 2005, p. 34.
[23]
CHARAUDEAU, 2005, p. 48.
[24]
CHARAUDEAU, 2005, p. 52.
[25]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[27]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[28]
CASTELLS, 1999, P. 22.
[29]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[30]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[31]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[32]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[33]
PÊCHEUX, 1997, P. 311.
[34]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[35]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[36]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
[37]
Faroeste Caboclo, Legião
Urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário