sábado, 24 de julho de 2010

Adquirindo Conhecimento da Vida


Texto produzido pelo aluna Isana Bastos dos Santos, durante Oficina de Redação realizada nos dias 12 e 13 de julho de 2010 no Colégio Modelo de Irecê Bahia, com orientações dos alunos do 2º Semestre de Letras da UNEB, Campus XVI: Ailane Dias, Elka Viviana, Jamile Alves, Josafá Alecrim e Malane.

Adquirindo Conhecimento da Vida

1º lugar Isana Bastos dos Santos

Ter conhecimento é algo que não se pode negar, mesmo quando não o perseguimos, infiltra-se em nossa mente onde dificilmente sairá. Ao nascermos observamos atentamente tudo a nossa volta, sem uma real noção do quão importante isso se tornará no futuro, olhamos sempre de forma curiosa tudo que nos é novo, uma palavra estranha, características dos que estão a nossa volta, coisas assim ficam gravadas em nossa mente.

Sem dúvida, a vida é o maior veículo de aprendizagem do ser humano. È enquanto vivemos que tomamos conhecimento de nossas fraquezas e limites, mas é ai aonde encontramos também formas de contornar todos esses infortúnios, pois fomos criados com uma grande capacidade para deixarmos de lado o que impede nosso caminho, é o chamado “jeitinho brasileiro”, que nos mostra um bom exemplo de herança cultural aprendido através dos tempos.

Existem sempre aqueles que se mostram alheios ao motivo de tantas dificuldades e existem também aqueles que enxergam além do está a sua frente e percebem que ali onde antes se tinha perdido toda a motivação, está agora a chance de se mostrar capaz de ir além.

Aprender é o único motivo real pelo qual ainda existimos ou o que seria da humanidade sem tal capacidade? Em que lugar estaríamos, se século atrás nossos ancestrais pré-históricos não tivessem sucumbido a sua total necessidade de sobrevivência e não tivessem descoberto o fogo? Deveríamos nos apegar a esse ponto e ter total certeza de que viver é ir além das barreiras da vida, fazer com que a existência não tenha sido em vão.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a aluna Isana Bastos e a todos os colegas pela Oficina. vlw.

Pollyana Lima disse...

Parabéns Isana e todo gurpo de Ludem pelo desempenho de um bom trabalho.

Unknown disse...

Poly, esse foi o grupo dos colegas Ailane, Elka, Jamile, Josafá e Malane. Isana e o grupo são dígnos de muito reconheicmento. Um trabalho excelente. vlw.

Unknown disse...

Nossa, depois de 2 anos fui ver que minha redação estava aqui. KKKKKKKK

Unknown disse...

Parabéns Nana, sua redação ficou muito boa. Continue focada nos estudos!

Postar um comentário