sábado, 24 de julho de 2010

Vida: Grande Escola e uma Dádiva Fatal

Texto produzido pelo aluno Douglas Batista, durante Oficina de Redação realizada nos dias 12 e 13 de julho de 2010 no Colégio Modelo de Irecê Bahia, com orientações dos alunos do 2º Semestre de Letras da UNEB, Campus XVI: Ailane Dias, Elka Viviana, Jamile Alves, Josafá Alecrim e Malane.

Vida: Grande Escola e uma Dádiva Fatal
  Douglas Batista

O que seria a vida? Seria uma dádiva fatal de onde não vamos sair vivos, como dizia Renato Russo, um grande poeta do rock nacional? Viver pode ser definido como experiências ou situações que nos farão seguir adiante com uma nova perspectiva.

São com esses fatos, do mais feito tombo a um simples sorriso, que na maioria das vezes, aprendemos a viver. Considera-se então que a vida é uma eterna escola, que com suas dificuldades, vitórias e superações nos ensinam a seguir sempre com a cabeça erguida e os olhos adiante. Mas qual a importância daquilo que aprendemos coma vida, já que no final ninguém sai vivo daqui?

Se essa vida que nos ensina nos tira todo o aprendizado com o passar do tempo, pois todas nossas memórias, lembranças, conhecimentos vão desaparecendo do nosso consciente e se firmando no nosso subconsciente e quando se chega nessa fase é quase impossível reverter a situação. Isto é lamentável para o ser humano e alem do mais a vida nos ensina várias maneiras de driblar catástrofes, doenças, acidentes, mas ainda não nos ensinou a driblar o seu oposto: a morte. Aprendemos e vamos sempre aprender nessa grande escola chamada vida, mas se não fizermos nada para valer a pena tudo isso, a vida perde seu sentido. Enfim vivemos para aprender e aprendemos para conseguir viver.

Ao longo da visa passamos por experiências e situações dos mais diversos tipos e não importa o que seja: sempre saímos com algo proveitoso, porém apenas valerá a pena se repassarmos aos nossos descendentes para que todo nosso conhecimento não seja perdido ou simplesmente se descobrirmos a fórmula para driblarmos a morte, pois assim conseguiremos todo aprendizado possível.

2 comentários:

Unknown disse...

Esta Oficina foi maravilhosa...Me proporcionou uma visão especial sobre o nível de Educação e como o professor encara certas situações.....Adorei...agradeço a todos que participaram....foi ótimo........
Ludemberg....Parte integrante da conclusão dessa oficina...agradeço muuuuuuuuuuuito......

Unknown disse...

Um trabalho de oficina em sala de aula é de fundamental importância para a formação do aluno de letras. Parabéns Malane e a todo grupo pelo desempenho. Um trabalho fantástico, com dedicação e responsabilidade.
vlw!

Postar um comentário