quinta-feira, 22 de março de 2012

Resumo Científico

Resumo Científico:


Ludemberg Pereira Dantas ¹

Referência bibliográfica:

TAUFER, Adauto Locatelli. Do Factual ao Ficcional: memória, história, ficção e autobiografia nas Memórias de um sobrevivente, de Luiz Alberto Mendes.

Capítulo: Autobiografia versus romance autobiográfico. Páginas: 112 a 116.

Relação entre autobiografia e romance autobiográfico

Levando-se por seu testemunho, suas memórias, Luiz Alberto Mendes se mostra um escritor que apresenta suas verdades, seus valores como ser humano, no momento em que usa de suas afirmações, para oferecer uma literatura convidativa e transformadora.

O romance autobiográfico, no qual L.A.M. é protagonista, é uma narração em primeira pessoa em que se misturam ficção e realidade, com uma relação de identidade entre autor, narrador e personagem.

Sendo assim, é levado em consideração, a relação entre autobiografia e romance autobiográfico, percebendo que ambos apresentam características das quais a realidade e a ficção estão presentes, envolvendo uma literatura capaz de garantir uma visibilidade entre um ser real, do qual narra suas memórias e um ser ficcional, que é antes do possível, imaginário.

A partir do momento que o autor passa a relatar momentos de vida de seus companheiros, que participaram também do “mundo marginal”, é representado como uma característica do romance autobiográfico, ao criar também memórias para seus personagens.

A narrativa de Memórias de um sobrevivente é representada por um depoimento onde o narrador se depara com a responsabilidade de preparar uma escrita referenciada, não que seu testemunho seja propício, entendendo-se que sua história pode ser interessante ou não, mas, tendo a sensibilidade de oferecer ao leitor a oportunidade de envolver-se em suas experiências, percebendo então, a superação de um ser que teve em seu “eu” um percurso de sofrimento, incertezas, mas que diante as possibilidades, encontra sim um refúgio e uma merecida libertação.

Palavras: 250



¹ Discente do Curso de Letras, turma 2009.2, Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas - Campus XVI – Irecê – BA. ludembergpereira@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário