domingo, 28 de fevereiro de 2010

A inquietação do discurso

RESUMO:
A Inquietação do Discurso

(RE)LER MICHAEL PÊCHEUX HOJE
(Denise Maldidier)
Ludemberg Pereira Dantas

O livro, a Inquietação do Discurso, de Denise Maldidier, apresenta a análise do discurso através do pensamento de Michel Pêcheux. A autora cita ideologia como um sistema cheio de furos. Classifica o discurso como polêmico, lúdico e autoritário. Michel Pêcheux fixa a importância da instalação desse seu “objeto”, o discurso, estando ao mesmo tempo do lado da teoria e da análise do discurso.

O discurso, entre os seus diversos significados, é apresentado como todos os fios constitutivos de um objeto radicalmente novo, constituindo também como uma reformulação da fala saussuriana, desembarcadas de suas implicações subjetivas. Pêcheux faz referência também ao interdiscurso. Em outros termos, o interdiscurso designa o espaço discursivo e ideológico no qual se desdobram as formações discursivas em função de relações de dominação, subordinação, contradição.

Fluente no meio social, o discurso se articula sobre a língua, tendo o texto como parte essencial da análise do discurso, classificando-o, em um sentido, como a reescrita de todos os textos precedentes. Sabe-se que a lingüística é constituída como uma ciência em um constante debate com a questão do sentido, formando assim o discurso.

Como estudioso também do discurso, Michael Foucault, que defende o discurso no seu sentido ideológico e como também um portador de poder, apresentando uma “verdade”, Michel Pêcheux teve sempre o sentimento de trabalhar ao seu lado. Além de Foucault, Pêcheux cita vários outros pensadores, como: Marx, Freud, Saussure, Joseph, que proporcionam uma atenção na forma como a lingüística se move diante ao meio, seja com a escrita, a fala, o discurso.

Portanto, o presente livro apresenta a análise discursiva tendo Michel Pêcheux um pensador da palavra. Suas reflexões sobre a leitura, seu pensamento a respeito do discurso, faz com que Denise Maldidier lança o interesse de se posicionar também com uma “inquietação” que não deixará o discurso calar-se.
Palavras: 300.

2 comentários:

Poetisa Negran disse...

Cara esse é o caminho!!! Para ampliar mais seu horizonte nesse texto recomendo o livro de Pêcheux :O discurso: Estrutura ou acontecimento. Boa Leitura!! Amei o texto!!!

Ludemberg disse...

Vlw Patrícia. Pode deixar, o livro vai ficar na minha ralação. Bjo.

Postar um comentário