sábado, 11 de agosto de 2012

Roma/Brasil e o Pão & Circo


Roma/Brasil e o Pão & Circo


Ludemberg Pereira Dantas

Na história de Roma, a escravidão, o desemprego e a migração, ocasionaram os problemas sociais. O povo permaneceu então desprotegido, sem uma atenção favorável. Foi então, que o Imperador, buscando manter o controle, para que o povo não se revoltasse com a falta de emprego e melhores condições de vida, criou a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo.
“Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.”
Na história do Brasil, não acontece diferente. O país passou por todo um processo de escravidão. Na contemporaneidade, existe uma política democrata, dando o direito ao homem de escolher seus representantes. Com isso, o país sofre uma história marcante de corrupção. São fatos, registros, relatos, provas e consequências para com um povo que ainda sofre de fome, seca, violência, educação. O governo cria então o programa contra a fome: O Bolsa Família (um cala a boca) para as famílias carente do país.
No mais, um país subdesenvolvido que apresenta um povo que ainda vive da alienação, dos casos fictícios, dos vícios. Vivem desprotegidos, escravos de um sistema que traz marcas de uma política carente de assistência, segurança e proteção, presos à política do Pão & Circo.
Em meio a essa comparação Roma/Brasil, o que se deve considerar é a insatisfação de ter que aceitar tamanho desrespeito com a população. Até quando? É preciso que todo homem de bem se manifeste e tente mudar esse quadro, que durante séculos cria histórias de vergonha, desmerecimento e desilusão.

Referências:

Texto: Pão & Circo. Pregador Almir Rogério - Rio Grande do Sul – Brasil.
Site: http://www.artigonal.com/politica-artigos/a-politica-do-pao-e-circo-584140.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário