sexta-feira, 27 de abril de 2012

Desenvolvimento Sustentável


Desenvolvimento Sustentável


Desafio SEBRAE 2012 (Irecê – Bahia)
Equipe: “Pensador”
Componentes:

Elka Viviana de Paula Silva
Josafá Alecrim de Almeida
Ludemberg Pereira Dantas
Magna Aquino Gonçalves da Silva
Malane Apolonio da Silva

O homem sempre necessitou da natureza para sua sobrevivência. Em meio a um mundo globalizado, é perceptível o tamanho descaso apresentado na destruição e poluição do planeta, através de queimadas, poluição, desmatamento, o que vem gerando um aquecimento global. Tudo isso, significa que não esta havendo os cuidados necessários para oferecer mais qualidade e garantia dos recursos naturais, respeitando o meio ambiente e toda população que dele necessita. 

O consumismo descontrolado leva o homem cada vez mais a degradar a natureza, e possivelmente chegará um momento em que o planeta viverá uma escassez, não correspondendo suficientemente com as necessidades humanas, esse fato já pode ser observado na região no que se refere  a água, por exemplo. É preciso uma conscientização de que os recursos naturais merecem atenção, uma vez que eles são finitos, usando-os com respeito, planejamento, em favor da humanidade.

Assim, o termo sustentabilidade tem seu lugar garantido como tema em diversas discussões, onde geralmente são buscadas formas de aliar o desenvolvimento com a sustentabilidade, busca-se principalmente solucionar os problemas gerados pelo excesso de consumo e conseqüentemente pelo descarte desenfreado de objetos que são periodicamente substituídos. A respeito desse termo, Leonardo Boff traz uma definição pertinente: 

Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químico que sustentam todos os seres, especialmente a terra viva, a comunidade de  vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodção, e coevolução.

E necessário uma postura consciente e responsável diante da questão ambiental, é vital que se entenda que, o meio ambiente não é algo exterior, está interligado, formando  uma única cadeia de vida, onde, se uma parte dessa estrutura apresentar problemas, o todo será prejudicado, assim, é imprescindível adotar uma conduta de visitante do planeta, pois a estadia aqui será breve e é preciso deixar o ambiente viável para as próximas gerações.

O desenvolvimento sustentável é visto como um meio de reverter à degradação que o meio ambiente sofreu e ainda vem sofrendo, pois, o mesmo ainda não eclodiu na grande massa popular, é ainda um projeto praticado consideravelmente, por poucos. Instituições de grande porte pregam essa idéia, que tem como objetivo criar um sistema social eficiente que não permita o mau envolvimento dos recursos naturais; sabe-se que essa idéia de conscientização do desenvolvimento sustentável será um processo lento, mas necessário, pois, são visíveis as conseqüências causadas pelo uso desenfreado dos recursos ambientais existentes no planeta.

A população tem que se conscientizar, e usufruir racionalmente os recursos naturais, pois, são finitos, portanto, deve-se usar de pouca matéria-prima na confecção de produtos, e conseqüentemente diminuir o consumo, adquirindo-se um novo padrão de sociedade, uma sociedade consciente, que dá valor ao meio ambiente. A reutilização de sacolas, a reciclagem, a economia da água potável, também é um meio de construir uma sociedade em que o meio ambiente é sustentável, são apenas pouquíssimos itens, tendo em vista uma lista tão extensa de fatores que agridem a natureza, mas, se todos colaborarem com o desenvolvimento econômico e sua manuntenção, será possível alcansar esse objetivo, o que cabe a população não é só a conscientização, mas, também a prática. 

Portanto, é preciso uma educação ambiental, pois, é a maneira mais direta e funcional de atingir a participação da população. Diante de todo este quadro apresentado percebe-se que o mundo está doente, e precisa urgentimente de pessoas que troquem o discurso pela prática, é tão dificil fazer esta troca, em um mundo onde o desejo de ter sobrepôe o ser, mas é hora de todos reverem seus valores, enquanto é tempo, pois, o quadro ainda é reverssivel, sendo nescessário uma busca constante e contribuição de todos, para um mundo melhor em que o planeta seja conservado. Entendendo que, o remédio para aliviar ou curar o mundo está em cada pessoa, cada um deve assumir as responsabilidades, e execitar todos os dias seu papel como cidadão.



REFERÊNCIA

 http://leonardoboff.wordpress.com/2012/01/15/sustentabilidade-tentativa-de-definicao/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário