quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Que É Educação (Carlos Rodrigues Brandão)


O Que É Educação 
 (Carlos Rodrigues Brandão)


Ludemberg Pereira Dantas

Sendo a educação uma questão de nível fundamental para a construção do conhecimento e desenvolvimento social, Carlos Rodrigues Brandão vem com o livro O Que é Educação destacar o processo que a educação sofreu e vem sofrendo ao longo do tempo. O autor inicia com o entendimento da palavra Educação, essa que foi surgida na humanidade primitiva, aonde se teve as primeiras escritas nas cavernas, dando conseqüência a leitura e com isso fazendo da educação um processo de mudança social.

Tem-se no livro o exemplo dos índios, dando como exemplo a educação dos índios e a dos brancos, aonde o índio, com sua cultura, chega a “negar” o chamado na carta imposta pelo governo americano para o homem branco educar alguns de seus índios. Isso nos leva a compreender que a educação não tem diferença de raça, que cada cultura, independente de uma posição financeira é capaz de levar a educação para o determinado ambiente. É na simples compreensão, na leitura, no raciocino, da discussão que a educação aparece e é nesse processo que o homem está envolvido a cada instante, transformando sempre a sociedade.

Como base de que a educação é essencial para a formação do homem, a proposta do autor é de considerar a educação como um processo de mudança, essa que venha favorecer a todos, processo esse que está inserido desde as civilizações grego-romanas, e que num momento do século XX, a homem tido como “moderno” deve usufruir de uma boa educação capaz de transformar sempre.

11/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário