quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novela Vale Tudo – Gilberto Braga e Agnaldo Silva


Novela Vale Tudo – Gilberto Braga e Agnaldo Silva
Exibida: em 1988 e 1989 pelo Canal do Jardim Botânico



 Ludemberg Pereira Dantas

O livro Vale Tudo é um dos cinco livros da Série Grande Novelas da Rede Globo, que publicou também O Bem-Amado, Pecado Capital e Roque Santeiro.
“Basicamente, usei minha memória. Depois, li alguns capítulos para extrair diálogos originais que contextualizassem os personagens da maneira mais fidedigna. E, quando necessário, revia o capítulo para rememorar os fundamentos visuais da novela”, lembra Mauro Alencar, que contou com a ajuda da colaboradora Eliana Pace.
"A série foi produzida no formato de livro de bolso, tendo, em média, 220 páginas cada exemplar. O primeiro livro da Série a ser produzido, na verdade, foi Selva de Pedra. O êxito nas vendas fez com que a própria emissora e uma empresa do ramo de cosméticos financiassem a produção das outras quatro obras. Destas, segundo Mauro, a mais complicada foi Vale Tudo". “Era final da década de 1980, quando a duração de cada capítulo aumentou em aproximadamente 15 minutos. Isso gerou um número maior de tramas e a própria novela apresentava subtramas resolvidas em uma semana. Como adaptar tudo em, no máximo, 225 páginas?”, indaga o escritor.
"A ideia de verter outras novelas para livros também existe. E é provável que, em breve, seja colocada em prática. Mas, pelo menos por enquanto, Mauro afirma não ter recebido nenhum novo pedido. A partir dos anos 80, surgiram estudos sinalizando um reconhecimento da perspectiva teórica da recepção, como leitura social da novela das oito.” (LEAL, 1985).  O estudo da recepção quer resgatar a vida, a iniciativa e a criatividade dos sujeitos; quer resgatar o caráter lúdico da relação com os meios. É contando a telenovela uns aos outros que se constrói o seu sentido. “Uns aos outros” e não “umas às outras”, porque temos descoberto que os homens também falam de novela, mesmo que num discurso disfarçado, envergonhado.
O livro “Vale Tudo”, tem como foco basicamente “se vale a pena ser honesto num país de corruptos”. Seus capítulos focalizam as principais mazelas nacionais, como: corrupção, alcoolismo, violência, injustiça social, a falta de educação, ética e solidariedade.  As narrativas televisuais geram muitos modos críticos e competentes de leitura e conversação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário