quarta-feira, 4 de abril de 2012

O PENSAMENTO CONCRETO

O PENSAMENTO CONCRETO:

As Funções;
Características do pensamento pré-operatório;
As operações concretas.


RESUMO:
Ludemberg Pereira Dantas

A identidade dos objetos e a dependência funcional como função do pensamento concreto no comportamento da criança, significa que ela compreende que alguns acontecimentos estão associados a outros e uma modificação no primeiro provoca uma modificação no segundo, ou seja, que as modificações que ocorrem em um são função das modificações no outro. Entretanto, estas relações funcionais são também de caráter quantitativo e não qualitativo.
Costuma-se denominar o pensamento pré-operatório também de pensamento “intuitivo” porque a criança afirma sem provas e não é capaz de dar demonstrações ou justificativas para as suas crenças. Na verdade, não é que não seja capaz de dar provas, mas nem tenta fazê-lo porque não sente a sua necessidade. Se a própria crença ou afirmação é evidente e adotar o ponto de vista do outro é algo difícil, não é necessário procurar uma prova ou uma justificativa daquilo que se diz, pois deve ser tão evidente para os demais como para si mesmo.
A criança tem dificuldades para se colocar a perspectiva do outro e vê tudo conforme o seu ponto de vista. Isso é o que se denomina egocentrismo e se constitui numa tendência muito importante no desenvolvimento da criança. A linguagem, embora tendo uma função basicamente comunicativa, possui um aspecto egocêntrico em crianças pequenas, e Piaget observou que grande parte da linguagem das crianças não se destina à comunicação, mas é um apoio para a própria ação. Duas crianças estão desenhando juntas na mesa e cada uma delas comenta o desenho que está fazendo e faz, inclusive, perguntas sobre o se desenho, embora não espere receber respostas alguma. Vygotsky sustentou que esta linguagem egocêntrica transforma-se na linguagem interior dos adultos.
O desenvolvimento perceptivo é grande desde muito cedo, desde as primeiras etapas do período sensório-motor, e as suas percepções, imitação e ações se prolongam em representações. Mas no momento em que a situação fica mais complexa, a criança começa a ter problemas. Principalmente quando o que se tenta entender são transformações e não situações estáticas, quando a criança está assistindo a um processo e existem aparente contradições dentro desse processo.
As limitações no pensamento da criança permitem, contudo, que ela resolva muitos problemas e explique muitas situações, mas não todas. Quando se trata de movimentos e transformações, somente os compreende na medida em que não existem contradições, em que os dados da percepção contribuam para a compreensão do problema.
Com a idade, vai aumentando a capacidade para o controle da informação.  Quando a criança aprende a distinguir a noção de direita e esquerda, pensa que a esquerda e a direita da pessoa que tem na frente são as que estão diante da sua esquerda e da sua direita e não se dá conta de que diante da sua esquerda está a direita da outra pessoa.
Quando perguntamos a uma criança com conseguiu alcançar um resultado, o mais provável é que nos dê uma resposta descabida, da mesma forma que, se lhe perguntarmos como sabe uma coisa, não será capaz de dizer-nos onde e como aprendeu. Para as crianças, é muito difícil reconhecer que não sabem alguma coisa e, por isso, costuma sempre dar respostas, mesmo que tenha que inventá-las. Inclusive se não souberem responder, é mais provável que digam “não lembro” e não “não sei”.
Entre os 7 anos de idade em diante, existe uma série de mudanças no comportamento da criança. Começa a organizar dentro de um sistema aspectos que até então permaneciam muito desconexos, fazendo com isso que desapareçam muitas das características que descrevemos na etapa pré-operatória, pro exemplo, a insensibilidade à contradição.
O desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico. Quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário