Plano
de Aula
Conteúdo: Colocação
Pronominal
(Próclise, Mesóclise
e Ênclise).
Série: 9º Ano (8ª
Série do Ensino Fundamental)
Ludemberg Dantas
Maria Claudinei
Milton Cardoso
Taciane Pereira
Objetivo Geral:
- Conhecer a colocação dos
pronomes átonos no contexto social da fala e da escrita.
Objetivos Específicos:
·
Identificar as principais regras para o
emprego dos pronomes átonos nas modalidades da próclise, ênclise e mesóclise;
·
Identificar a preferência brasileira pelo emprego do pronome átono na
modalidade da próclise;
- Caracterizar
o emprego do pronome átono na modalidade da mesóclise e determinar por que
a mesóclise é pouca empregada na língua portuguesa usada no Brasil,
seja oral ou escrita;
- Explicar por que o pronome átono foi empregado como ênclise na letra da música Devolva-me, de Adriana Calcanhoto;
- Aplicar conhecimentos
sobre o emprego da próclise, mesóclise e ênclise em frases estruturais;
- Conduzir
a aula motivando os alunos, explicando por que é importante a aprendizagem
do tema proposto.
Justificativa:
Compreender
que o estudo da Colocação Pronominal ao invés de ser considerado como um grau
de dificuldade é um estudo que irá afetar o uso dos seguintes pronomes: me, te, se, lhe, lhes, o, a, os, as, nos,
vos, distribuídos em três posições básicas que podem aparecer com relação
ao verbo, sendo: próclise, mesóclise e ênclise. Uma vez entendido, fica muito
fácil saber como e quando são usados.
Desenvolvimento / Metodologia:
A metodologia
que seguimos é a de explanação discursiva, porque estudar gramática envolve uma
memorização do conteúdo. Mas é preciso destacar um ponto: memorizar não se
trata apenas de receber o conteúdo pronto e guardá-lo na mente, mas compreender
e refletir sobre ele. O aluno deve associar o conteúdo com o contexto
sociocultural de que faz parte: por que estudar a colocação pronominal? Em que
sentido isso vai favorecer o seu desenvolvimento? Qual a utilidade prática de
aprender a usar corretamente os pronomes oblíquos?
- Fazer uma breve explicação sobre o conceito dos pronomes;
- Utilizar a música “Devolva-me” – Adriana Calcanhoto;
- Identificar na música os pronomes, e classificá-los de acordo com sua colocação na frase;
- Explicar porque e quando ocorre a próclise, a mesóclise e a ênclise.
Recursos Utilizados:
- Slides, retroprojetor, vídeo, música, pen-drive.
Dinâmica: Produção
Textual
Tempo em média: 50
minutos, divididos:
1º
Parte (explanação do conteúdo) – em média 15 minutos
Objetivo: Pedir para que cada aluno produza uma frase que contenha
alguma colocação pronominal, de pensamento livre. Em seguida, juntar todas as
frases e formar um texto, na intenção de ter uma história em um texto coeso, explorando o conceito de pronomes e a colocação dos pronomes
pessoais oblíquos átonos: a próclise, a mesóclise e a ênclise. Aproveitando
sempre o que o aluno já sabe a respeito do conteúdo. Tirar cópias do
texto pronto e publicá-lo no mural da sala, do colégio, blogs, etc.
2º
Parte (desenvolvimento das frases) – em média 15 minutos
rie aqui uma frase com alguma colocação pronominal, de pensamento livre:
3ª Parte:
(desenvolvimento do texto) – em média 10 minutos;
4ª Parte:
(Publicação) – em média 10 minutos.
Referências:
CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora
Spicione. São Paulo, 2003;
BEARZOTI, Paulo Filho. Sintaxe
de Colocação: teoria e prática. 8º ed. Editora Atual. São Paulo, 1990;
CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 2º
ed. Editora Atual. São Paulo, 2004;
http://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok&ob=av2n.
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