quarta-feira, 4 de abril de 2012

Plano de Aula

Plano de Aula
Conteúdo: Colocação Pronominal
(Próclise, Mesóclise e Ênclise).
Série: 9º Ano (8ª Série do Ensino Fundamental)

 Discentes:
Ludemberg Dantas
Maria Claudinei
Milton Cardoso
Taciane Pereira
Objetivo Geral:
  • Conhecer a colocação dos pronomes átonos no contexto social da fala e da escrita.
Objetivos Específicos:

·         Identificar as principais regras para o emprego dos pronomes átonos nas modalidades da próclise, ênclise e mesóclise;
·         Identificar a preferência brasileira pelo emprego do pronome átono na modalidade da próclise;
  • Caracterizar o emprego do pronome átono na modalidade da mesóclise e determinar por que a mesóclise é pouca empregada na língua portuguesa usada no Brasil, seja oral ou escrita;
  • Explicar por que o pronome átono foi empregado como ênclise na letra da música Devolva-me, de Adriana Calcanhoto;
  • Aplicar conhecimentos sobre o emprego da próclise, mesóclise e ênclise em frases estruturais;
  • Conduzir a aula motivando os alunos, explicando por que é importante a aprendizagem do tema proposto.

Justificativa:

Compreender que o estudo da Colocação Pronominal ao invés de ser considerado como um grau de dificuldade é um estudo que irá afetar o uso dos seguintes pronomes: me, te, se, lhe, lhes, o, a, os, as, nos, vos, distribuídos em três posições básicas que podem aparecer com relação ao verbo, sendo: próclise, mesóclise e ênclise. Uma vez entendido, fica muito fácil saber como e quando são usados.

Desenvolvimento / Metodologia:

A metodologia que seguimos é a de explanação discursiva, porque estudar gramática envolve uma memorização do conteúdo. Mas é preciso destacar um ponto: memorizar não se trata apenas de receber o conteúdo pronto e guardá-lo na mente, mas compreender e refletir sobre ele. O aluno deve associar o conteúdo com o contexto sociocultural de que faz parte: por que estudar a colocação pronominal? Em que sentido isso vai favorecer o seu desenvolvimento? Qual a utilidade prática de aprender a usar corretamente os pronomes oblíquos?

  • Fazer uma breve explicação sobre o conceito dos pronomes;
  • Utilizar a música “Devolva-me” – Adriana Calcanhoto;
  • Identificar na música os pronomes, e classificá-los de acordo com sua colocação na frase;
  • Explicar porque e quando ocorre a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Recursos Utilizados:

  • Slides, retroprojetor, vídeo, música, pen-drive.

Dinâmica: Produção Textual

Tempo em média: 50 minutos, divididos:

1º Parte (explanação do conteúdo) – em média 15 minutos

Objetivo: Pedir para que cada aluno produza uma frase que contenha alguma colocação pronominal, de pensamento livre. Em seguida, juntar todas as frases e formar um texto, na intenção de ter uma história em um texto coeso, explorando o conceito de pronomes e a colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos: a próclise, a mesóclise e a ênclise. Aproveitando sempre o que o aluno já sabe a respeito do conteúdo. Tirar cópias do texto pronto e publicá-lo no mural da sala, do colégio, blogs, etc.

2º Parte (desenvolvimento das frases) – em média 15 minutos

rie aqui uma frase com alguma colocação pronominal, de pensamento livre:

  





3ª Parte: (desenvolvimento do texto) – em média 10 minutos;

4ª Parte: (Publicação) – em média 10 minutos.


Referências:

CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. Editora Spicione. São Paulo, 2003;

BEARZOTI, Paulo Filho. Sintaxe de Colocação: teoria e prática. 8º ed. Editora Atual. São Paulo, 1990;

CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 2º ed. Editora Atual. São Paulo, 2004;

http://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok&ob=av2n.

Nenhum comentário:

Postar um comentário