quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho de Campo

Trabalho de Campo

Professora: Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Data: _____/_____/______
Carga horária cumprida: _____________________________
Disciplina: ________________________________________

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Escola: ________________________________________________________
Endereço: ___________________________________ Bairro: ____________________
CEP: _______________________________________ Telefone: __________________
Professora: _____________________________________________________________
Formação: _____________________________________________________________
Turno: (   ) Matutino (    ) Vespertino


_______________________________________
Fabiane Ferreira Neiva
_______________________________________
Ludemberg Pereira Dantas
_______________________________________
Assinatura Professora
_______________________________________
Assinatura Diretora


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Escola: ________________________________________________________
Endereço: ___________________________________ Bairro: ____________________
CEP: _______________________________________ Telefone: __________________
Professora: _____________________________________________________________
Formação: _____________________________________________________________
Turno: (   ) Matutino (    ) Vespertino

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

Aspectos Metodológicos:
Língua Portuguesa e Literatura

Conteúdo trabalhado:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Etapas da aula:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Descrição das aulas quanto aos procedimentos didáticos:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos utilizados:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos didáticos observados:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos com livros didáticos e outros textos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Domínio de conteúdo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Orgazinação da sala:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Organização da aula quanto ao tempo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Organização da aula quanto ao espaço:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação professor e aluno:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Relação aluno e aluno:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Participação e envolvimento dos alunos:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Carga horária da professora:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Procedimentos didáticos da aula:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outras observações:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Carga horária cumprida: __________________________________________________


_________________________________
Fabiane Ferreira Neiva
_________________________________
Ludemberg Pereira Dantas


1 – Introdução:

Este trabalho nos proporcionou a oportunidade de estar presente na sala de aula, observando o perfil do professor para com o aluno e o do aluno para com o professor, ao mesmo tempo também que nos permite ter uma visão de como são desenvolvidas as aulas de Língua Português e Literatura, a ponto de nos fazer compreender a real intenção da prática pedagógica, ou seja, nos leva de início a encarar nosso futuro como profissionais da área de educação.

Passamos a visitar turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães da cidade de Irecê Bahia, com o objetivo de captar toda a experiência possível da rotina da sala de aula, ao tempo que passamos a fazer observações e assim construir uma visão do curso e da prática de licenciatura em Letras.

Com toda uma estrutura, a escola é formada com a presença passiva e ativa do diretor, dos professores e dos alunos, onde se reúnem a favor do conhecimento. É na escola que o homem passa a compreender o mundo deparando-se com os acontecimentos sociais, econômicos e financeiros.

O Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, como uma extensão do projeto do ex-governador do Estado da Bahia, Paulo Souto, situado na cidade de Irecê Bahia, na Avenida Raimundo Bonfim, s/n, é uma instituição de ensino público, que abriga uma massa de alunos da cidade e da micro-região, oferecendo ensino público nas séries de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Conhecido como “Colégio Modelo”, com seus dez anos de funcionamento, dispõe de uma estrutura moderna, com ótima localização, profissionais capacitados, local arejado, salas climatizadas, auditório, sala de artes, sala de professores, salas de aulas divididas entre: 1º piso, turmas de 1º ano, 2º piso, turmas de 2º ano e 3º piso, turmas do 3º ano, além de biblioteca, diretoria, entre outros.

Busca preparar alunos para a conclusão do Ensino Médio e também para o vestibular, oferecendo oportunidades de alcançarem o ensino superior, pois disponibiliza de professores capacitados, renomados, que passam a oferecer um crescimento para os interessados. Apesar de sofrer muitos preconceitos, a escola já aprovou muitos alunos em várias das Universidades Públicas do país, embora não seja reconhecida como uma instituição de ensino público qualificado.


2 – A Escola

2.1. Identificação da escola:

O Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, como uma extensão do projeto do ex-governador do Estado da Bahia, Paulo Souto, situado na cidade de Irecê Bahia, na Avenida Raimundo Bonfim, s/n, é uma instituição de ensino público, que abriga uma massa de alunos da classe pobre, média e alta da cidade, oferecendo ensino público nas séries de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Conhecido como “Colégio Modelo”, a instituição, com seus dez (10) anos de funcionamento, dispõe de uma estrutura moderna, com ótima localização, profissionais capacitados, local arejado, salas climatizadas, auditório, sala de artes, sala de professores, salas de aulas divididas entre: 1º piso, turmas de 1º ano, 2º piso, turmas de 2º ano e 3º piso, turmas do 3º ano, além de biblioteca, diretoria, entre outros.


2.2. Caracterização da escola e de seu entorno social:

Como muitas das outras escolas públicas do país, do estado e da cidade, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães é mais uma instituição de ensino público que passa a oferecer educação à classe “menos favorecida” da cidade, que na necessidade da um crescimento intelectual, oferece um ensino com o objetivo de levar o conhecimento e transformar vidas de jovens e adultos em melhores condições de sobrevivências futuras.

A escola busca preparar alunos para a conclusão do ensino médio e também para o vestibular, oferecendo oportunidades de alcançarem o ensino superior, pois disponibiliza de professores capacitados, renomados, que buscam oferecer um crescimento para os interessados. Apesar de sofrer muitos preconceitos da escola pública, já aprovou muitos alunos em várias das Universidades Públicas do país, ao ponto também, que é “renegada”, por dispor de más qualificações no ensino.


3 – Conclusão:

A educação é a característica indispensável para a formação do homem. Buscando concretizar a experiência do professor em sala de aula, esse trabalho teve como finalidade nos despertar em relação de como é o convívio do aluno e como o professor se comporta e deve se comportar nesse exato momento.
Como discentes do 1º Período de Letras, um trabalho assim no início do curso, veio em um momento rico, pois é começando que devemos ter consciência de como será nosso futuro como profissionais da área de educação. Trabalho de campo, com a intenção de observar. Uma grande oportunidade de viver o dia a dia do professor em sala de aula, esse, mestre em transmitir um conhecimento, que muito tem a vontade de transformar vida de jovens e adultos.

Em observações às aulas de Língua Portuguesa e Literatura, tivemos a consciência de que é fundamental a participação dos alunos nas aulas para obterem-se resultados mais satisfatórios. De início, percebemos o quanto os alunos pouco se envolvem nas aulas. Muitos têm a escola como um espaço de diversão, um encontro com os amigos. Com a rotina da observação, vimos as preocupações dos professores em oferecer os conteúdos, mas pouco envolvimento por parte da maioria dos estudantes. Isso nos conscientiza de que a educação, sendo fundamental, deve ser objetivo de melhoria e incentivo pleno.

É preciso que o aluno perceba a verdadeira responsabilidade de sua vida com a educação, para assim, se satisfazer como pessoa, capaz de ter uma qualidade de vida. Juntos, escola e aluno vivem da transformação. A escola, capaz de oferecer ao aluno um crescimento intelectual e o aluno, capaz de captar toda a experiência possível para se movimentar em meios as assuntos sociais.

Diante a um trabalho como esse, nos sentimos na obrigação de encarar a educação como ferramenta de transformação do indivíduo, na certeza de que a educação necessita de seriedade, tanto da parte dos estudantes quanto também da parte dos gestores. Portanto, somos gratos pela oportunidade de encarar uma realidade que nos leva para um futuro de lutas e objetivos.

A dupla.

24/05/2011

4 – Anexos:







5 – Referências Bibliográficas:

1) LÍBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública, 15ª ed;
2) AMARAL, Emília. et. al. Novas Palavras. 1ª Série. Editora FTA;
3) AMARAL, Emília. et. al. Novas Palavras. 2ª Série. Editora FTA;
4) AMARAL, Emília. et. al. Novas Palavras. 3ªª Série. Editora FTA;
5) http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/enem/prova_enem_1dia.pdf;
6) http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/enem/prova_enem_2dia.pdf;
7) http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/enem/gabarito_enem.pdf;
8) http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário